sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lideranças do PT admitem apoiar Ciro ao governo de São Paulo

Leia a íntegra de matéria da Folha Onlne

Lideranças do PT passaram a defender publicamente a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo. Ciro lançou seu nome para a disputa pela Presidência. Seu partido, entretanto, pertence à base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que defende uma candidatura única da base: a da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse que Ciro tem todas as condições para ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes. "Ciro é uma liderança que tem compromisso com o nosso projeto, com o governo Lula. Se ele apoiar a ministra Dilma, o PT de São Paulo tem que deixar as portas abertas. Ele tem todas as condições de ser candidato ao governo de São Paulo. Se apoiar a Dilma, temos todas as condições de apoia-lo. Se o Ciro não for, o PT tem excelentes nomes, como o Palocci, a Marta, o Emídio", disse Mercadante."

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pré-candidato petista ao governo de São Paulo, diz que já conversou com Ciro sobre o possível apoio a seu nome na capital paulista. "Eu ontem conversei com o deputado Ciro Gomes e transmiti que, da minha parte, não tenho qualquer objeção que ele venha a disputar se for escolhido de forma legítima pelo PT. Ainda que ele tenha consciência de que hoje é um forte candidato à Presidência."

No entanto, Suplicy admite que o PT ainda trabalha por uma candidatura própria no Estado. "Há uma preferência natural por um candidato do partido, mas não que [o Ciro] seja um impossibilidade."

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza, disse que não há nenhuma resistência ao nome de Ciro no PT. "Nunca houve. Estamos abertos a esse apoio."

Para conseguir o apoio de Ciro à pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff, o PT precisa fechar uma aliança com o PSB em São Paulo. Ou seja, abrir mão da candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes e apoiar Ciro.

2 comentários:

  1. Ciro Gomes não tem chance nenhuma contra o PSDB em São Paulo e Dilma não tem chance nenhuma contra o Serra

    ResponderExcluir
  2. Dilma é uma liderança incontestável e será uma ótima presidente se definida sua candidatura e sua vitória nas urnas. Por outro lado, de candidato à vitória o caminho é repleto de dificuldades e obstáculos. Nessa condição, a opção de Ciro à predidência seria uma vitória inconteste dos progressistas. Numa avaliação mais atenta, Ciro seria a primeira opção ao Palácio do Planalto. Entretanto, temos um problema sério em São Paulo: extinguir a ave de rapina tucana do Palácio dos Bandeirantes. Essa necessidade alça Ciro como o único candidato capaz de derrotar as forças reacionárias do Estado de São Paulo. Por essas razões, independentemente da opção do PSB ou de Ciro, seja para o Estado ou seja para o Planalto, estaremos juntos no apoio e na campanha. Em eventual hipótese de candidatura dupla no campo progressista ou na base governamental, mantemos a nossa expectativa e apoio.
    Álvaro e Rangel

    ResponderExcluir