sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Íntegra do discusso de Eliseu Gabriel na Câmara, em defesa do mandato de Gabriel Chalita, em 22/10/09

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, o que me traz à tribuna é a questão da fidelidade partidária e, em especial, o caso do nobre Vereador Gabriel Chalita, que para nossa honra se filiou ao Partido Socialista Brasileiro.

A lei eleitoral não permite a mudança de partido sem motivação pelos Parlamentares hoje em dia, a menos que haja alguma razão de ordem ideológica, problemas de relacionamento graves ou algo desse tipo.

O PSDB recebeu recentemente o Deputado Geraldo Vignoli, a Senadora Rita Camata e outros importantes Parlamentares. No PT estava a Senadora Marina Silva que se filiou ao PV por problemas ideológicos e de discordância em relação à política do meio ambiente. Nenhum dos partidos foi à Justiça solicitar a devolução do mandato desses Parlamentares, nem os que foram para o PSDB, nem os que perderam os partidos aos quais faziam parte, nem os que saíram do PT por razões claramente justificadas.

É lógico que a Justiça Eleitoral está correta em dificultar a mudança de partidos pura e simplesmente. O que ocorria? Um ano antes da eleição, quando se definia o partido a que o candidato estaria filiado, havia uma corrida aos partidos e era deplorável. Havia uma vergonhosa relação de interesses que poderiam até ser escusos.

E não é o caso que acontece com o Vereador Chalita, todo mundo sabe da sua seriedade, é um homem competente, pessoa idealista, com uma série de propósitos muito bem definidos, um homem da Educação, todo mundo conhece a sua competência, sua inteligência, seu preparo e sinceridade em ser honesto.

Penso que é lamentável que o PSDB entre na Justiça querendo tirar o mandato de vereador dele, que se elegeu com mais de 120 mil votos na cidade de São Paulo, gostaria de dizer para os colegas do PSDB, que tenho o maior respeito pelo Partido, imagino que não seja atitude tomada em razão dos vereadores desta Casa, mas, sim, pela direção, talvez, alguém da direção do PSDB. Penso que a convivência com o Vereador Chalita, nesta Casa, é extremamente importante para os Vereadores da Casa, e também para o PSDB, trazendo contribuições muito importantes.

Nós do PSB vamos, claramente, ajudar, na medida do possível, que a decisão do PSDB seja revista. Queria, mais uma vez, concluir que não tem lógica, não tem cabimento fazer esse esforço para caçar o mandato do Vereador Chalita. Então, deveria caçar o mandato da Senadora Marina Silva, do Deputado Geraldo Vignoli, da Senadora Rita Camata, que são pessoas de expressão que fazem um movimento desses não por interesses mesquinhos, mas por razões ideológicas, por divergências na condução do Partido.

Imaginem se para o resto da vida uma pessoa fosse condenada a permanecer no mesmo partido, mesmo não concordando com suas diretrizes. Essa abertura existe na lei e é essa abertura que entendemos que prevalecerá e vamos contar com o Vereador Gabriel Chalita no PSB.

Muito obrigado, Sr. Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário