quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Chalita fala sobre ética aos alunos de Pedagogia


Nesta terça-feira, dia (20/10), o vereador Gabriel Chalita do PSB Paulistano ministrou palestra sobre “A importância da ética na educação escolar”, para os alunos do curso de Pedagogia, Direito e Filosofia, das Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo. O evento também contou com a presença do desembargador, Antonio Carlos Malheiros e do diretor geral da Faculdade Rio Branco, Custódio Pereira.

Em palestra, Chalita iniciou a apresentação, abordando relatos de determinadas sociedades, do mundo contemporâneo, que ainda praticam atitudes que ferem a dignidade da vida humana, representando a ausência da ética. “A idéia de construir uma sociedade ética é pensar que o respeito seja o mínimo entre as pessoas, em que os valores sejam dialogados de tal forma que proteja a vida humana ou que tenha um exercício básico da compaixão”, afirmou o educador.

“A base da ética é a compaixão, é o ato de se colocar no lugar da outra pessoa. A minha essência faz parte da outra essência”, declarou o vereador ao citar a teórica política alemã, Hannah Arendt, que acreditava que o grande problema da humanidade consistia na ausência de compaixão.

Chalita também falou sobre o problema da violência escolar. “Não se resolve um problema dessa magnitude por meio de uma cartilha. Acredito que a solução seja a construção da relação humana baseada na ética, formada por quatro pilares: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer”, disse o vereador peessebista, professor e autor de livros sobre educação, filosofia e outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário