quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PSB critica ação do PSDB contra Chalita e prepara defesa do vereador

da Folha Online

O presidente do Diretório Municipal do PSB de São Paulo, vereador Eliseu Gabriel, criticou nesta quinta-feira a ação apresentada pelo PSDB para tirar o mandato do vereador Gabriel Chalita, que deixou o partido para se filiar ao PSB no início do mês.

Segundo Eliseu, os advogados do partido já preparam a defesa de Chalita e vão alegar que ele deixou o ninho tucano por "divergências ideológicas".

"O processo não se justifica, porque a resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] não faz nenhuma correlação entre troca de partido e perda de mandato. A não ser que seja por uma razão fútil", afirmou Eliseu.

O PSDB reivindicou o mandato de Chalita com base na resolução do TSE sobre fidelidade partidária, que pune com a perda do mandato os parlamentares que trocarem de partido sem apresentar justa causa.

Na opinião de Eliseu, Chalita deixou o PSDB por "divergências ideológicas" e citou como exemplo a política educacional do governador José Serra (PSDB). "Não estou dizendo que isso [a política do PSDB] está certa ou errada nem queremos atacar o PSDB, mas vamos mostrar que o Chalita não infringiu a lei [resolução do TSE] ao trocar de partido", afirmou.

Hoje, Chalita usou o Twitter (microblog) para criticar a política educacional de Serra. "Projeto do governo de São Paulo mostra que Serra não gosta de professor. Nada de aumento agora. Projeção de aumento mediante prova em alguns anos", escreveu ele.

Inicialmente, o PSDB havia informado que não pediria o mandato de Chalita. Mas mudou de opinião depois que Chalita saiu do partido fazendo várias críticas a Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário