sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Executiva do PSB aproxima a militância da Capital ao recém-filiado empresário Paulo Skaf


Na última quarta-feira, 28/10, o PSB Paulistano promoveu um encontro entre os Presidentes das Comissões Zonais do Partido e Paulo Skaf, Presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Na oportunidade, além da Executiva Municipal e dos mais de 50 Presidentes Zonais, estiveram presentes o Vereador Eliseu Gabriel, Presidente do PSB na cidade de São Paulo; a vereadora Noemi Nonato; o Conselheiro da Educação, Prof. César Calegari, o Vice-Prefeito de Santana do Parnaíba, Pedro Mori; o Vereador de Santo André, José Cicoti; representantes da FIESP e dos movimentos apoiados pelo Partido.

Mais que uma simples congratulação, o evento cumpriu a finalidade de aproximar o partido na Capital ao empresário Paulo Skaf, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSB. Na ocasião, vieram à tona muitos temas de interesse do Estado, como: Educação e Escola Integral, Saúde, Segurança, Transporte Público e Meio Ambiente, entre outros; assuntos estes que a militância se comprometeu em colocar na pauta no Plano de Governo do PSB, através do GEPP – Grupo de Elaboração de Políticas Públicas.

O encontro foi revestido por um clima de muita vitalidade, confiança e união, o que demonstra a real disposição dos participantes em levar o Partido Socialista Brasileiro a uma destacada atuação nas eleições de 2010.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Íntegra do discusso de Eliseu Gabriel na Câmara, em defesa do mandato de Gabriel Chalita, em 22/10/09

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, o que me traz à tribuna é a questão da fidelidade partidária e, em especial, o caso do nobre Vereador Gabriel Chalita, que para nossa honra se filiou ao Partido Socialista Brasileiro.

A lei eleitoral não permite a mudança de partido sem motivação pelos Parlamentares hoje em dia, a menos que haja alguma razão de ordem ideológica, problemas de relacionamento graves ou algo desse tipo.

O PSDB recebeu recentemente o Deputado Geraldo Vignoli, a Senadora Rita Camata e outros importantes Parlamentares. No PT estava a Senadora Marina Silva que se filiou ao PV por problemas ideológicos e de discordância em relação à política do meio ambiente. Nenhum dos partidos foi à Justiça solicitar a devolução do mandato desses Parlamentares, nem os que foram para o PSDB, nem os que perderam os partidos aos quais faziam parte, nem os que saíram do PT por razões claramente justificadas.

É lógico que a Justiça Eleitoral está correta em dificultar a mudança de partidos pura e simplesmente. O que ocorria? Um ano antes da eleição, quando se definia o partido a que o candidato estaria filiado, havia uma corrida aos partidos e era deplorável. Havia uma vergonhosa relação de interesses que poderiam até ser escusos.

E não é o caso que acontece com o Vereador Chalita, todo mundo sabe da sua seriedade, é um homem competente, pessoa idealista, com uma série de propósitos muito bem definidos, um homem da Educação, todo mundo conhece a sua competência, sua inteligência, seu preparo e sinceridade em ser honesto.

Penso que é lamentável que o PSDB entre na Justiça querendo tirar o mandato de vereador dele, que se elegeu com mais de 120 mil votos na cidade de São Paulo, gostaria de dizer para os colegas do PSDB, que tenho o maior respeito pelo Partido, imagino que não seja atitude tomada em razão dos vereadores desta Casa, mas, sim, pela direção, talvez, alguém da direção do PSDB. Penso que a convivência com o Vereador Chalita, nesta Casa, é extremamente importante para os Vereadores da Casa, e também para o PSDB, trazendo contribuições muito importantes.

Nós do PSB vamos, claramente, ajudar, na medida do possível, que a decisão do PSDB seja revista. Queria, mais uma vez, concluir que não tem lógica, não tem cabimento fazer esse esforço para caçar o mandato do Vereador Chalita. Então, deveria caçar o mandato da Senadora Marina Silva, do Deputado Geraldo Vignoli, da Senadora Rita Camata, que são pessoas de expressão que fazem um movimento desses não por interesses mesquinhos, mas por razões ideológicas, por divergências na condução do Partido.

Imaginem se para o resto da vida uma pessoa fosse condenada a permanecer no mesmo partido, mesmo não concordando com suas diretrizes. Essa abertura existe na lei e é essa abertura que entendemos que prevalecerá e vamos contar com o Vereador Gabriel Chalita no PSB.

Muito obrigado, Sr. Presidente".

Brincando com fogo


Deu no Blog do Sarafa, ex-prefeito de Manaus Serafim Correia, do PSB - 2007/09. Clique aqui, leia, pense, analise e tire suas conclusões. As opiniões emitidas no artigo são de inteira responsabilidade do político e articulista.

Lideranças do PT admitem apoiar Ciro ao governo de São Paulo

Leia a íntegra de matéria da Folha Onlne

Lideranças do PT passaram a defender publicamente a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo. Ciro lançou seu nome para a disputa pela Presidência. Seu partido, entretanto, pertence à base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que defende uma candidatura única da base: a da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse que Ciro tem todas as condições para ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes. "Ciro é uma liderança que tem compromisso com o nosso projeto, com o governo Lula. Se ele apoiar a ministra Dilma, o PT de São Paulo tem que deixar as portas abertas. Ele tem todas as condições de ser candidato ao governo de São Paulo. Se apoiar a Dilma, temos todas as condições de apoia-lo. Se o Ciro não for, o PT tem excelentes nomes, como o Palocci, a Marta, o Emídio", disse Mercadante."

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pré-candidato petista ao governo de São Paulo, diz que já conversou com Ciro sobre o possível apoio a seu nome na capital paulista. "Eu ontem conversei com o deputado Ciro Gomes e transmiti que, da minha parte, não tenho qualquer objeção que ele venha a disputar se for escolhido de forma legítima pelo PT. Ainda que ele tenha consciência de que hoje é um forte candidato à Presidência."

No entanto, Suplicy admite que o PT ainda trabalha por uma candidatura própria no Estado. "Há uma preferência natural por um candidato do partido, mas não que [o Ciro] seja um impossibilidade."

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza, disse que não há nenhuma resistência ao nome de Ciro no PT. "Nunca houve. Estamos abertos a esse apoio."

Para conseguir o apoio de Ciro à pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff, o PT precisa fechar uma aliança com o PSB em São Paulo. Ou seja, abrir mão da candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes e apoiar Ciro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PSB critica ação do PSDB contra Chalita e prepara defesa do vereador

da Folha Online

O presidente do Diretório Municipal do PSB de São Paulo, vereador Eliseu Gabriel, criticou nesta quinta-feira a ação apresentada pelo PSDB para tirar o mandato do vereador Gabriel Chalita, que deixou o partido para se filiar ao PSB no início do mês.

Segundo Eliseu, os advogados do partido já preparam a defesa de Chalita e vão alegar que ele deixou o ninho tucano por "divergências ideológicas".

"O processo não se justifica, porque a resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] não faz nenhuma correlação entre troca de partido e perda de mandato. A não ser que seja por uma razão fútil", afirmou Eliseu.

O PSDB reivindicou o mandato de Chalita com base na resolução do TSE sobre fidelidade partidária, que pune com a perda do mandato os parlamentares que trocarem de partido sem apresentar justa causa.

Na opinião de Eliseu, Chalita deixou o PSDB por "divergências ideológicas" e citou como exemplo a política educacional do governador José Serra (PSDB). "Não estou dizendo que isso [a política do PSDB] está certa ou errada nem queremos atacar o PSDB, mas vamos mostrar que o Chalita não infringiu a lei [resolução do TSE] ao trocar de partido", afirmou.

Hoje, Chalita usou o Twitter (microblog) para criticar a política educacional de Serra. "Projeto do governo de São Paulo mostra que Serra não gosta de professor. Nada de aumento agora. Projeção de aumento mediante prova em alguns anos", escreveu ele.

Inicialmente, o PSDB havia informado que não pediria o mandato de Chalita. Mas mudou de opinião depois que Chalita saiu do partido fazendo várias críticas a Serra.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Chalita fala sobre ética aos alunos de Pedagogia


Nesta terça-feira, dia (20/10), o vereador Gabriel Chalita do PSB Paulistano ministrou palestra sobre “A importância da ética na educação escolar”, para os alunos do curso de Pedagogia, Direito e Filosofia, das Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo. O evento também contou com a presença do desembargador, Antonio Carlos Malheiros e do diretor geral da Faculdade Rio Branco, Custódio Pereira.

Em palestra, Chalita iniciou a apresentação, abordando relatos de determinadas sociedades, do mundo contemporâneo, que ainda praticam atitudes que ferem a dignidade da vida humana, representando a ausência da ética. “A idéia de construir uma sociedade ética é pensar que o respeito seja o mínimo entre as pessoas, em que os valores sejam dialogados de tal forma que proteja a vida humana ou que tenha um exercício básico da compaixão”, afirmou o educador.

“A base da ética é a compaixão, é o ato de se colocar no lugar da outra pessoa. A minha essência faz parte da outra essência”, declarou o vereador ao citar a teórica política alemã, Hannah Arendt, que acreditava que o grande problema da humanidade consistia na ausência de compaixão.

Chalita também falou sobre o problema da violência escolar. “Não se resolve um problema dessa magnitude por meio de uma cartilha. Acredito que a solução seja a construção da relação humana baseada na ética, formada por quatro pilares: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer”, disse o vereador peessebista, professor e autor de livros sobre educação, filosofia e outros temas.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciro Gomes transfere domicílio eleitoral para São Paulo


Deputado Estadual Márcio França, Vereador Eliseu Gabriel e Detutado Federal Ciro Gomes

O deputado federal e pré-candidato à Presidente da República, Ciro Gomes , transferiu o seu título de eleitor para São Paulo, nesta sexta-feira (02/10).

Acompanhado do presidente estadual e municipal do PSB, Deputado Marcio França e vereador Eliseu Gabriel, respectivamente o deputado esteve hoje na 2ª zona eleitoral, na Água Branca, onde oficializou a mudança de domicilio.

“Isso não significa que Ciro seja candidato o ao governo paulista em 2010. Vejo como uma homenagem a São Paulo, seu estado de origem. O deputado deverá candidatar-se à presidência a partir de São Paulo”, observou Eliseu.

Presidente da Fiesp, Paulo Skaf, filia-se ao PSB


Paulo Skaf, presidente da Fiesp ao lado do vereador Eliseu Gabriel

Um dia após a grande festa da filiação do vereador Gabriel Chalita ao PSB, o partido também comemora a filiação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, nesta quarta-feira (30/09).

É uma combinação moderna, perfeita: Um grande empresário nacional, preocupado com desenvolvimento do país filiado a um partido que tem vínculo profundo com a luta pela justiçaa social, observou Eliseu Gabriel, presidente municipal do PSB.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Eliseu Gabriel, Márcio França e Ciro Gomes recebem Gabriel Chalita como novo filiado, em ato memorável para o PSB paulistano


Vereadores Gabriel Chalita e Eliseu Gabriel, agora juntos no PSB


O vereador Gabriel Chalita ingressa definitivamente no PSB presidido pelo Deputado Marcio França,no Estado e presidido pelo Vereador Eliseu Gabriel, na capital paulistana.

O ato de filiação, realizado no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, assumiu contornos de grande festa cívica, transformando-se em ponto de partida do PSB rumo às eleições nacionais de 2010. A militância fez sua parte. Estiveram presentes quase mil pessoas vindas dos quatro cantos do Estado e de todo o Brasil que, em uníssono, pediam: “Ciro presidente!”

Grandes personalidades da política nacional, inclusive do PT, vieram trazer seu apoio e solidariedade a Chalita. Além do vereador Eliseu Gabriel, do deputado e presidente do PSB estadual Márcio França e do próprio deputado federal Ciro Gomes, ressaltamos a presença de Carlos Siqueira, primeiro secretário do PSB nacional e presidente da Fundação João Mangabeira; senador Renato Casagrande, do PSB capixaba; deputada federal Luíza Erundina, do PSB paulistano; deputado federal Cândido Vaccarezza, líder no PT na Câmara e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e presidente estadual do PT paulista e pelo vereadores João Antonio e José Américo, ambos da bancada petista na Câmara Municipal.

Além de Gabriel Chalita, o evento saudou ainda o anúncio de outras fichas de inscrição no partido, como a de Suely Vilela, reitora da USP, e da Dra. Marianne Pinotti, que marca a volta do grupo de seu pai, nobre Dr. José Aristodemo Pinotti, ao PSB.