segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Socialistas debatem a democratização dos meios de comunicação

A importância da Conferência Nacional de Comunicação e a definição do papel dos socialistas neste contexto. Esse foi o tema do debate promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), nesta quinta-feira (19), em Brasília. O painel contou com a participação da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e do jornalista da TV Sul Beto Almeida.

De acordo com Erundina a democratização dos meios de comunicação é uma questão estratégica e determinante na consolidação da democracia, do exercício da cidadania, dos avanços da modernidade, do acesso à cultura, educação e informação. “Hoje esse setor está recondicionado com as novas tecnologias o que torna mais potente e centralizado em poucas mãos e grupos de nosso país”, afirmou.

A parlamentar disse, ainda, que os partidos do plano democrático popular precisam entender o caráter estratégico da Conferência Nacional de Comunicação e se juntarem na realização desse grande evento. “Precisamos implementar as primeiras mudanças efetivas na política de comunicação social do país”, observou.

Para Beto Almeida, hoje, o verdadeiro partido político dos grandes interesses capitalistas está organizado em torno das ações mediáticas. “Eles alcançam lugares que os partidos e o estado não chegam. Esse partido mediático chega com as suas falsas interpretações sobre a realidade e com a sua natureza programática anti-pública, anti-cidadã, anti-social”, indagou.

Segundo o jornalista o espaço eletromagnético não é propriedade privada. É do povo. “Isso pertence a nós. É da união. Precisamos de regras públicas para usar esse espaço em favor da democracia, cultura e informação”, declarou.

Beto Almeida disse, também, que a agenda de comunicação está saindo da penumbra e deixando de ser tabu. “Necessitamos fortalecer o campo popular em torno da comunicação pública e estabelecer uma tática e ter fomentos sociais, sindicais, de partidos políticos e das alas do governo que estão dispostas a avançar no campo público em defesa da comunicação”, explicou.

O primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e diretor da Fundação, Carlos Siqueira encerrou o debate com uma homenagem a Leonel Brizola. “Ele foi o único político de peso nacional das últimas décadas que levantou a questão do monopólio das comunicações e pagou muito caro por ter tido essa coragem. Ele merece que não esqueçamos a sua memória. Brizola sabia muito bem a importância das comunicações para a vida política nacional. Disse que não haveria nenhuma mudança possível na comunicação sem que houvesse a quebra do monopólio. Ele merece ser lembrado por todos aqueles que lutam pela democratização dos meios de comunicação em nosso país”, concluiu.

O debate foi transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, cujo endereço na Internet é www.tvjoaomangabeira.com.br.

Priscila Rocha - Assessoria de Comunicação do PSB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário