quarta-feira, 19 de maio de 2010

PSB debate a educação no Brasil e no Mundo


Na seqüência do ciclo de seminários, organizado pelo PSB paulistano, a educação foi o tema do terceiro encontro nesta segunda-feira (14/05). Mais de 200 companheiros lotaram o Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal para discutir o ensino no Brasil. Os resultados dos seminários serão transformados em um documento, que será enviado como sugestão para o plano de governo do pré-candidato ao Governo de São Paulo, Paulo Skaf.

Na mesa principal estavam presentes o Presidente da Executiva Municipal da legenda, o Vereador Eliseu Gabriel, e o Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, César Callegari.

Callegari fez uma análise e reflexões sobre a educação no Brasil e no panorama Mundial “Educação deve ser prioridade de todos os governos em todos os níveis”. O Professor avalia que para solucionar o atraso brutal da educação é preciso que o Brasil adote padrões internacionais de investimentos no setor, que é da ordem de 10% do PIB. Hoje aplicamos pouco mais de 3%.

O Presidente da Câmara de Educação Básica salientou que é preciso criar uma Lei de Responsabilidade Educacional nos mesmos moldes que a de Responsabilidade Fiscal, estabelecendo padrões mínimos de qualidade nas escolas públicas, com a valorização do magistério.

Para o Presidente Municipal do PSB, Vereador e Professor Eliseu Gabriel, o encontro de ontem foi altamente produtivo. Eliseu observou que é preciso também humanizar a educação. Avalia que é preciso desconstruir esta política de que só o professor é culpado pela má qualidade de ensino. “Precisamos de uma aliança do pode público com os professores para revertermos a situação deplorável de nossa educação”, evidenciou Eliseu.

Estiveram presentes ao seminário a ex-deputada Maria Ângela Duarte, a Profª Josefa Sonia Pereira da Fonseca (Diretora-Presidente da Faculdade Campos Elísios), a Profª Wânia Madeira da AUNIPEDAGBR (Associação Universitária de Pedagogia do Brasil), o Dr. Marcelo Gennari e a Dra. Mariane Pinnoti, entre outros.

Este foi o terceiro dos quatro seminários programados pela executiva municipal. Já ocorreram seminários sobre Saúde, Reforma Urbana e Educação, o último Meio Ambiente cuja data será agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário