sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eliseu participa do debate sobre o “Ficha Limpa”, no jornal Estadão

O Vereador Eliseu Gabriel esteve na sede do Jornal O Estado de S. Paulo, no dia 21/05, representando o PSB no debate sobre o Projeto Ficha Limpa ao lado de representantes do PPS, PT, PSOL, PSDB, PC do B, DEM, PTB, PV, e PMDB, partidos políticos com assento na Câmara Federal. A aplicação da lei já em outubro foi consenso entre os participantes. Veja o vídeo do evento ao final da matéria.

“O mais importante nesse processo todo foi o protagonismo popular”, assim o vereador Eliseu iniciou sua participação no debate. Para ele o Ficha Limpa deve fazer parte de uma ampla reforma política, englobando pontos como: o financiamento público de campanhas, o qual denominou como “Pedra de Toque da questão”, o voto em lista e o voto distrital misto. A reforma tributária é outro aspecto fundamental para o parlamentar.

Durante o encontro ele avaliou que a simples aprovação do projeto não representa nem de longe o fim da corrupção eleitoral. “Não podemos ter essa ilusão. Apesar de todos os controles e punições, todo mundo sabe que a compra de votos corre solta no Brasil. É necessária uma luta cultural para combater esse problema”, alertou. O vereador também discorreu sobre a complexidade e a morosidade da justiça Brasileira. “Se julgamentos fossem bem mais rápido, não precisaríamos do Ficha Limpa, bastava a condenação ou não transitado em julgado”, salientou.

O Socialista destacou que a reforma tributária é uma outra questão intrínseca: Segundo ele a concentração de recursos do governo federal proporciona uma força exagerada ao Governo Federal em relação ao Parlamento. “ O Congressista precisa bater à porta do governo, de pires na mão, pedindo recursos para suas regiões. Isso abre caminho para que ele seja pressionado a votar de acordo com os interesses do executivo, uma contrapartida.

Para concluir, Eliseu disse que é importante que a política não seja desmoralizada. “Senão vamos inviabilizar o sonho de resolver os conflitos sociais pela via pacifica e do diálogo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário