terça-feira, 8 de novembro de 2011

PSB e PSD formam Bloco Partidário na Câmara Municipal


Vereador Eliseu Gabriel foi escolhido como líder do bloco. Veja abaixo a nota enviada à imprensa sobre a aliança.

O PSD e o PSB passarão a constituir a partir de hoje um Bloco na Câmara Municipal de São Paulo. Esta unidade de ação é, acima de tudo, o reconhecimento de uma convergência conceitual dos dois partidos que imaginamos chegar ao Congresso Nacional.

Esta aliança não anula as diferenças de visões e ênfases dos dois partidos – um partido novo e um partido com antigas raízes na vida política nacional – mas busca a complementariedade e o equilíbrio entre as diversidades de visão, segundo um método de debate e discussão comum e focado na democracia interna.

Na nossa avaliação os pontos programáticos e a prática efetiva dos dois partidos têm muitos elementos em comum. Em primeiro lugar o compromisso com a modernidade da administração – como tem sido demonstrado pelo governo de Pernambuco e pela Prefeitura de São Paulo. Mas é uma modernidade administrativa em seu sentido mais pleno e inerente às funções do Estado, voltada a redução de custos e velocidade de resposta, mas sem jamais perder o foco na qualidade e universalidade dos serviços que o Estado deve prestar aos cidadãos, bem como a necessária transparência e controle social.

É este papel central do cidadão, como foco do processo político, o elemento essencial através do qual esta unidade de ação de um bloco progressista e democrático se constrói. Ponto de união do novo partido, o PSD, que surge tendo esta preocupação principal, como do maduro e enraizado partido, o PSB, que dedica mais de meio século da sua história a defender o socialismo democrático e o Estado do Bem Estar Social tão caros a Miguel Arraes.

Ao mesmo tempo em que estão fortemente ancorados na defesa da plena democracia e nos direitos fundamentais da cidadania, ambos os partidos compartilham a visão de que é necessário criar novas respostas, incorporando as novas realidades e tecnologias que surgem e ouvindo a população não como “massa” a ser doutrinada ideologicamente, mas como assembleia de cidadãos a qual o poder público deve prestar contas e com o qual deve dividir suas tarefas de planejamento e gestão na maior extensão possível.

Trata-se de buscar respostas efetivas, concretas e viáveis aos anseios da população, rejeitando as saídas simples de mera repetição de dogmas ideológicos ou receitas de “marqueteiros” – ambas faces de uma mesma moeda do processo de esvaziamento do debate político.

Por fim, informamos que, de comum acordo, o vereador Eliseu Gabriel será o líder o Bloco agora constituído.

São Paulo, 8 de novembro de 2011
Vereador Marco Aurélio Cunha – Líder do PSD
Vereador Eliseu Gabriel – Líder do PSB

Falece Luiz Baggio

Luiz Baggio Neto faleceu hoje (08/12) na cidade de São Paulo. Foi escritor, empresário e produtor de livros, além de grande companheiro, amigo e militante do partido.

Neste ano, Baggio foi eleito durante o Congresso Municipal de São Paulo do PSB, Coordenador de Defesa de Interesse das Pessoas com Deficiência, um dos órgãos de representação do PSB da Capital e lutou incansavelmente por esta causa.

O corpo está sendo velado no Cemitério Gethsêmani e será cremado hoje, às 15 horas, no Crematório da Vila Alpina.