sábado, 19 de dezembro de 2009

Eliseu Gabriel lança o livro “Brasil Soberano, Um Plano Nacional Pós Neoliberalismo”




Em evento prestigiado por mais de 400 pessoas, entre políticos, dirigentes do PSB, amigos e admiradores, na noite de 17 de dezembro, o Vereador Eliseu Gabriel lançou mais que um livro: deu vida a um verdadeiro manifesto ao reencontro da nação brasileira com sua vocação soberana.

O lançamento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou com presenças marcantes da vida política estadual, como Márcio França, Deputado Federal e Presidente Estadual do PSB; Jonas Donizette, Deputado Estadual; Paulo Skaf, presidente da FIESP, pré-candidato ao Governo do Estado; Gabriel Chalita, o vereador mais votado do Brasil em 2008, pré-candidato ao Senado Federal, e Pedro Mori, Vice-Prefeito de Santana de Parnaíba, entre outros.

O livro, segundo Eliseu, faz um diagnóstico de como o avanço fulminante do chamado neo liberalismo – tardiamente desmascarado pela crise financeira internacional – aprofundou nossa histórica fragilidade como nação. Mas isso, acrescenta o vereador e professor, “pode ser um divisor de águas. Diante da crise que atingiu em cheio os países do Primeiro Mundo, esse é o momento de buscarmos as pistas para avançar a nossa luta por uma nação soberana e desenvolvida, com um povo próspero e solidário”.

Você que não compareceu ao lançamento, pode pedir seu exemplar gratuitamente, pelo tel.: 11 – 3396-4403, a partir de 4 de janeiro de 2010.

Garra, coragem e determinação para vencer marcam encontro do PSB paulistano na Câmara


Da esquerda para a direita, Gabriel Chalita, Eliseu Gabriel, Márcio França, Paulo Skaf e Jonas Donizette

Evento aproxima lideranças do Partido às Comissões Zonais da cidade e destaca o trabalho de Eliseu Gabriel como presidente e articulador do PSB na Capital

Na noite de 17 de dezembro, o Plenário Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo ficou pequeno para receber o grande público que afluiu ao encontro. Entre as lideranças presentes, destacaram-se Márcio França, Deputado Federal e Presidente Estadual do PSB; Eliseu Gabriel, Vereador por São Paulo e presidente do PSB na cidade; Jonas Donizette, Deputado Estadual; Paulo Skaf, presidente da FIESP, pré-candidato ao Governo do Estado; Gabriel Chalita, o vereador mais votado do Brasil em 2008, pré-candidato ao Senado Federal e Pedro Mori, Vice-Prefeito de Santana de Parnaíba

Bem humorado e extremamente otimista em relação ao desempenho do PSB nas próximas eleições, Márcio França afirma que “ o cenário da política paulista hoje assemelha-se a uma ampla avenida perfeitamente aberta às propostas do socialismo democrático, como forma de atender as principais reivindicações populares. Por exemplo, como pode o estado mais poderoso da União ter o menor salário para um policial militar? Contradições como estas precisam ser explicadas pela hegemonia do poder há muito instalada em São Paulo e que agora alcança seu mais extremo limite de desgaste”.

“Coloquemos juntos candidatos como Quércia, Tuma e Gabriel Chalita, para que o povo decida quem merece uma das cadeiras de Senador”. Da mesma forma, acrescenta Márcio França, “deixemos que o eleitor compare o estilo e as convicções políticas de Paulo Skaf às dos outros candidatos, na hora de votar para o Governo do Estado”.

Por fim, o Presidente declarou à militância: “estamos na primeira divisão, entramos em campo com um time altamente competitivo, limpo na disputa, preparado para vencer. Agradeço a todos os presentes, em especial, ao Vereador Eliseu Gabriel, responsável pela costura, o arremate que faltava, na construção e organização do Partido Socialista Brasileiro em São Paulo”.

Eliseu Gabriel que, na mesma noite, lançou o livro “Brasil Soberano, Um Plano Nacional Pós Neoliberalismo” a cerca de 400 convidados, concluiu: “Mais que uma vitória pessoal, do partido ou da militância, o visível crescimento do PSB em São Paulo é uma vitória do povo paulistano, cada vez mais critico e preocupado com a construção de uma sociedade justa, com oportunidades iguais para todos”.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Socialismo brasileiro perde Jamil Haddad: presidente de honra do PSB



Criador de programas de elevado alcance social, como a implantação dos medicamentos genéricos, morre na madrugada de 12 de dezembro, aos 83 anos, o ex-Ministro da Saúde dr. Jamil Haddad, um dos fundadores do PSB.

Haddad elegeu-se deputado estadual pelo então estado da Guanabara, na coligação formada pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) e pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Quando os militares tomaram o poder e instauraram o bipartidarismo, em fins de 1965, Haddad filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), agremiação partidária de oposição ao regime.

Reelegeu-se em 1966, mas – no ano seguinte – teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Com a reorganização partidária de 1979, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1985, ajuda a reorganizar o PSB, tendo sido eleito presidente, no primeiro encontro nacional da agremiação.

Em 1986, Jamil Haddad assumiu a vaga deixada por Saturnino Braga no Senado. Participou, então, do processo da Constituinte, ocasião em que lutou pela inclusão da reforma agrária, pelo direito de iniciativa popular no processo legislativo e por vários direitos trabalhistas. Grande nacionalista, votou pela proteção da empresa nacional e pela nacionalização das reservas minerais.

No ano de 1990 foi eleito deputado federal, chegando a assumir depois o Ministério da Saúde no Governo Itamar Franco (1992-1995). Nesse período, ressalta sua luta pela universalização do serviço médico gratuito, público e eficiente e implantação do SUS, sendo autor do decreto dos medicamentos genéricos.

Em 2003, já no governo Lula, assumiu a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses, sendo exonerado por pressões políticas. Jamil Haddad dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstrução e afirmação do socialismo no Brasil.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PSB - CONVITE 2 EM 1



Dia 17 de dezembro, quinta feira, você tem 2 encontros marcados no Plenarinho da Câmara: o primeiro, com o PSB da Capital de São Paulo, às 18h30, para tratar de assuntos relacionados às eleições de 2010. O segundo, para o lançamento do livro "Brasil Soberano: Um Plano Nacional Pós Neoliberalismo", de autoria do Vereador Eliseu Gabriel.

Compareça e aproveite a oportunidade de encontrar também com os ilustres convidados: Márcio França - Deputado Federal e Presidente Estadual do PSB; Carlos Siqueira - Presidente da Fundação João Mangabeira; Luiza Erundina - Deputada Federal; Gabriel Chalita - Vereador e Presisente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara; Paulo Skaf - Presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Presidentes de todas as Comissões Zonais do PSB na Capital; militantes e pré-candidatos do Partido.

"Conto com a sua presença".

Vereador Eliseu Gabriel

Vereador Eliseu Gabriel reúne-se com os presidentes zonais do PSB paulistano



A fim de manter o Partido organizado, vivo e presente na política dos bairros, no final de novembro e começo de dezembro, o presidente do PSB na cidade, Vereador Eliseu Gabriel, reuniu-se durante três dias com os presidentes zonais na cidade.

Na pauta, assuntos relacionados com as diretrizes partidárias para o ano eleitoral de 2010 e com o programa de governo a ser proposto pelo PSB para o Estado. Entre as tarefas dos zonais está a descentralização das decisões partidárias. Segundo Eliseu, “a partir de agora, a comunidade passa a acessar o partido no seu próprio bairro, de um jeito bem mais rápido, simples e eficaz.

Os cerca de 50 Presidentes Zonais presentes não esconderam a felicidade diante da autonomia que o PSB conquista na Capital e com o fato de poderem influir diretamente na construção das estratégias partidárias para o pleito do ano que vem.

“Nasce em São Paulo um PSB à altura das grandes lutas e conquistas que o partido já viveu ao longo dos últimos 60 anos no País, despontando como grande força competitiva para o próximo ano”, conclui o parlamentar.