segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Eduardo Campos une bancada do NE para garantir partilha justa dos royalties do pré-sal



Após a articulação com a bancada federal pernambucana, o governador do Estado e presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, avançou ainda mais na concretização de uma grande aliança política. O objetivo é garantir a aprovação do projeto de Lei que reparte os dividendos da exploração do petróleo da camada do pré-sal de modo a beneficiar os brasileiros de todas as regiões. Nesta terça-feira (17/11), em Brasília, ele se reuniu com parlamentares de vários partidos e de todos os estados do Nordeste para articular a aprovação de emendas ao projeto de lei em tramitação na Câmara Federal. O governador ressaltou que a defesa de um novo modelo de partilha dos royalties do pré-sal é uma questão referente a todo o País.

“Esta luta é por um Brasil mais justo e equilibrado. Não podemos perder esta chance de consertar distorções que foram se acumulando ao longo da história. É inconcebível que o congresso nacional tome uma atitude que não olhe o País de forma unificada”, lembrou Eduardo Campos.

Antes da reunião com a bancada, Eduardo teve uma audiência com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Vim repassar ao ministro a posição de Pernambuco e da nossa bancada federal. Ela está unida para assegurar que a grande maioria do País não fique de fora desta nova fonte de receita a ser gerada pela exploração de petróleo na camada do pré-sal”, explicou o governador. Eduardo Campos acredita ser necessário criar um entendimento entre todas as partes envolvidas para que a extraordinária descoberta do pré-sal e a nova receita gerada atendam ao País como um todo.

"Defendemos que o relatório do deputado Henrique Alves, que prevê um novo modelo de partilha para os dois terços do pré-sal que ainda não foi concedido, se estenda ao primeiro terço do pré-sal que já foi concedido para a exploração", falou Eduardo Campos, lembrando ainda que a proposta da bancada pernambucana garantia mais recursos para os estados não produtores. "Acreditamos que este relatório é um caminho para o entendimento", completou.

Assessoria de Comunicação Social do Governo de Pernambuco

Socialistas debatem a democratização dos meios de comunicação

A importância da Conferência Nacional de Comunicação e a definição do papel dos socialistas neste contexto. Esse foi o tema do debate promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), nesta quinta-feira (19), em Brasília. O painel contou com a participação da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e do jornalista da TV Sul Beto Almeida.

De acordo com Erundina a democratização dos meios de comunicação é uma questão estratégica e determinante na consolidação da democracia, do exercício da cidadania, dos avanços da modernidade, do acesso à cultura, educação e informação. “Hoje esse setor está recondicionado com as novas tecnologias o que torna mais potente e centralizado em poucas mãos e grupos de nosso país”, afirmou.

A parlamentar disse, ainda, que os partidos do plano democrático popular precisam entender o caráter estratégico da Conferência Nacional de Comunicação e se juntarem na realização desse grande evento. “Precisamos implementar as primeiras mudanças efetivas na política de comunicação social do país”, observou.

Para Beto Almeida, hoje, o verdadeiro partido político dos grandes interesses capitalistas está organizado em torno das ações mediáticas. “Eles alcançam lugares que os partidos e o estado não chegam. Esse partido mediático chega com as suas falsas interpretações sobre a realidade e com a sua natureza programática anti-pública, anti-cidadã, anti-social”, indagou.

Segundo o jornalista o espaço eletromagnético não é propriedade privada. É do povo. “Isso pertence a nós. É da união. Precisamos de regras públicas para usar esse espaço em favor da democracia, cultura e informação”, declarou.

Beto Almeida disse, também, que a agenda de comunicação está saindo da penumbra e deixando de ser tabu. “Necessitamos fortalecer o campo popular em torno da comunicação pública e estabelecer uma tática e ter fomentos sociais, sindicais, de partidos políticos e das alas do governo que estão dispostas a avançar no campo público em defesa da comunicação”, explicou.

O primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e diretor da Fundação, Carlos Siqueira encerrou o debate com uma homenagem a Leonel Brizola. “Ele foi o único político de peso nacional das últimas décadas que levantou a questão do monopólio das comunicações e pagou muito caro por ter tido essa coragem. Ele merece que não esqueçamos a sua memória. Brizola sabia muito bem a importância das comunicações para a vida política nacional. Disse que não haveria nenhuma mudança possível na comunicação sem que houvesse a quebra do monopólio. Ele merece ser lembrado por todos aqueles que lutam pela democratização dos meios de comunicação em nosso país”, concluiu.

O debate foi transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, cujo endereço na Internet é www.tvjoaomangabeira.com.br.

Priscila Rocha - Assessoria de Comunicação do PSB Nacional

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PSB da região do ABC se reúne com Vereadores de São Paulo



O presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel e o vereador Gabriel Chalita receberam importantes lideranças e vereadores da região do ABC, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 18/11.

Trocar idéias, compartilhar experiências vitoriosas, discutir projetos, estratégias e desenvolver ações que fortaleçam ainda mais o PSB no Estado tem sido o objetivo de encontros como esse. “Queremos um partido cada vez mais forte e o contato direto com companheiros de várias regiões do estado é o melhor caminho para se atingir esse objetivo”, comentou Eliseu.

Participaram do encontro os vereadores:

- Arnaldo Pereira de Sousa, PSB de Ribeirão Pires

- Irmão Ozelito, PSB de Mauá

- Almir Cicote, PSB de Santo André e

- Luiz Alfredo dos Santos Simão, PSB de Mauá.

Estiveram presentes também o vereador e presidente do PSB de Santo André – José Ricardo Dias, o Coordenador da Macro Região Sudoeste do PSB – Wilson Grillo, o presidente do PSB de Mauá – Carlos Wilson Tomaz e o ex – Secretário de Segurança Pública de Mauá – Reginaldo S. Dolóia.

Semanalmente os vereadores paulistanos convidam presidentes municipais, lideres e parlamentares socialistas de diversas cidades paulistas a fim de desenvolverem maior interação.

PSB de Araçatuba se reúne com Vereadores de São Paulo



Na última quinta-feira, 12/11, o presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel recebeu em seu gabinete lideranças e vereadores do Partido Socialista Brasileiro da região de Araçatuba.

O encontro contou também com a presença do vereador Gabriel Chalita que falou sobre suas novas atividades no partido.

A reunião foi pautada por assuntos sobre o fortalecimento da legenda no estado de São Paulo.

Para Eliseu essa aproximação com outras lideranças e militantes engrandece as idéias do partido e faz com que, cada vez mais, tenhamos a possibilidade de trocar experiências políticas e crescer ideologicamente.

Participaram da reunião:

- Presidente do Diretório do PSB de Araçatuba – José Avelino Pereira;

- Vereador Rivael Benedito de Souza;

- Suplente de vereança de Itatiba – Carlos Adriano de Lima;

- Presidente do PSB de Mauá – Carlos Wilson Tomaz;

- ex - presidente do PSB Capital – José Carlos Venâncio;

- Presidente do PSB Itatiba – Igor Tiago Pereira;

- Coordenador de projetos; presidente do PSB Bilac – Waldemar Sartori;

- Presidente do PSB Clementina – Oswaldo Fernandes da Costa e a

- Vereadora do PSB Gastão Vidigal – Adriana Simonato.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Luiza, apoio você!


Na segunda-feira, 9 de novembro de 2009, um grupo de amigos da nossa Deputada Federal Luiza Erundina promoveu um jantar no Grand Hotel Ca’d’Oro, na Rua Augusta, 129, para arrecadar fundos para ajudar nossa companheira e ex-prefeita da cidade de São Paulo.

Ela foi condenada em última instância a pagar a quantia de R$ 350 mil reais. O motivo alegado é que em 1989 a prefeitura distribuiu um comunicado oficial informando sobre a greve dos ônibus na cidade de São Paulo.

Seus únicos bens, um apartamento e dois carros, além de sua conta bancária, foram penhorados.

Um grupo de amigos organizou este jantar, que foi um grande sucesso, com convites a R$ 100,00 e criou o movimento “Luiza, apoio você”, com uma conta bancária para doações.

Luiza Erundina tem pautado sua vida na luta pelas causas populares e sociais. Ela, sem sombra de dúvida, tem contribuído muito para a consolidação da democracia em nosso país. Vamos participar deste movimento.

Conta bancária para depósito: Banco do Brasil, agência 4884-4, conta corrente 2009-5 em nome de Luiza, apoio você.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Brasil precisa fazer uma opção clara pelo desenvolvimento, defende Ciro


Postado no PSB Notícias pela Liderança do PSB na Câmara Federal

Na última semana, em Brasília, o deputado federal, Ciro Gomes (PSB-CE), durante a palestra “O PSB e o futuro pós-Lula”, avaliou que o país melhorou em todos os aspectos nos últimos anos, mas precisa optar por um projeto de desenvolvimento para os próximos 30 anos.

Na avaliação de Ciro, o Brasil deve consolidar os avanços do governo Lula sob o risco de retroceder. “Todas as grandes conquistas que o Brasil experimentou não estão institucionalizadas”, disse.

“Se o Brasil não fizer uma opção clara pelo desenvolvimento vai viver o stop and go”, afirmou. No jargão econômico, a expressão “stop and go”, também comparada a um “vôo de galinha”, se refere à sucessão de períodos de crescimento baixo e de crescimento mais elevado. Ele disse que o país precisa crescer no mínimo 5% ao ano para garantir produtividade e absorver os 2,6 milhões de jovens que chegam ao mercado de trabalho todos os anos.

O presidenciável destacou, ainda, que é necessário consolidar a presença do Estado como indutor do desenvolvimento do país. Ele cita como exemplo o avanço do salário mínimo, programas sociais e políticas de crédito para aquecer a economia. “Temos a grave tarefa de tornar independente as conquistas dos rumores da política”, declarou.


Liderança do PSB na Câmara Federal

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vereadores do PSB de São Paulo se reúnem com vereadores do PSB do Vale do Paraíba


Em reunião, realizada na última quarta-feira, 28/10, o presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel, vereador Gabriel Chalita e a vereadora Noemi Nonato se reuniram com vereadores do Partido Socialista Brasileiro da região do Vale do Paraíba.

Os temas do encontro foram as eleições e o fortalecimento a legenda para 2010. “A gente sente que o partido está ganhando consistência, força e mais determinação. E a vinda do Chalita para o PSB representa essa mudança. Nós esperamos que o partido cresça não só no Vale do Paraíba, mas no Brasil”, declarou o líder da bancada do PSB na Câmara Municipal de São Paulo, Eliseu Gabriel.

Participaram da reunião o vice-prefeito de São José dos Campos, Luiz Antonio Silas, os vereadores Valdir de Alvarenga e Walter Hayahi, de São José Campos (SP), o vereador de Aparecida (SP), Alderlei Diniz de Carvalho, o coordenador do (PSB), no Vale do Paraíba, Gilberto Lira e o padre Celio Antonio Almeida.